Quais são os tipos de fontes históricas?


Como sabemos, para que a pesquisa histórica seja possível é preciso reunir pistas, vestígios que os seres humanos do passado produziram. A essas pistas nós denominamos fontes históricas. Assim como há uma grande diversidade de temas que podem se tornar uma pesquisa histórica, há também uma grande diversidade de tipos de fontes.

As fontes históricas podem ser escritas ou não escritas. Além dos documentos escritos,  existem fontes de natureza visual, oral e sonora que foram incorporadas ao conjunto de objetos que nos ajudam a obter a compreensão do passado.

Fontes escritas

Esses registros podem ser cartas, jornais, revistas, relatórios, leis. anúncios, documentos oficiais, cartoriais, diários, etc.

images

imagesCA1I7XE4
imagesCARUML1H

Fontes não-escritas

 As fontes históricas não escritas podem ser materiais, iconográficas, orais etc. Ou seja, podem ser obras de arte, brinquedos, fotografias, moedas, armas, ferramentas, monumentos, pinturas, filmes, músicas, construções, etc.

imagesCAKIO493

imagesCAID5U3G

imagesCA6M2WA4

foto antiga 4

imagesCA68E3SF

Interdisciplinaridade!

Muitas vezes os historiadores conseguem obter essas fontes em parceria com profissionais de outras áreas de conhecimento, por exemplo, Arqueologia, Psicologia, Sociologia, Direito, Linguística e muitas outras. O historiador é um profissional que trabalha com outras disciplinas.

Sobre Blog de História para o 6º ano

Este é um blog com conteúdo didático do 6º ano de História, elaborado pela professora Renata.

Publicado em 24/02/2013, em Para que estudar história? e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 77 Comentários.

  1. Anna beatriz

    Muito Bom .. Achei tudo oque eu precisava para o trabalho da minha irmã .. Obg bjus ..

  2. muito legal

  3. amei muito bom

  4. Diasivi tomas

    E muito legal gostei muito tinha que dar uma aula sobre isso aprofundei mas

  5. achei chato noob

  6. Mt fixe para aprender 🙂

  7. ❤ ❤ 😉 🙂

  8. adoreiii mesmo cara

  9. 🙂 😀 😉

  10. Isto permite nos compreender melhor o passado.

  11. vlw mesmo vééééi

  12. luis antonio oliveira

    muito proveitoso, esse texto caiu como uma luva para o trabalho do meu filho.

  13. É bom mas nao intendi a uma coisa

  14. Q legal! Valeu mas vcs nao podem ser um pouco mais especificos com as fontes?
    Mas me ajudou muito valeu!

  15. gostei,procurei minha pesquisa

  16. Karen Cristina

    🙂 adorei muito obrigada!

  17. amei mais so q faltou sitar outras fontes,

  18. Otímo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. nao achei nadaaaaaaaaaaaaaaaa aqui

  20. MUITO LEGAL TENHO CERTEZA QUE VOU TIRAR TOTAL NUM TRABALHO VALENDO 40PTS

  21. Jonh Pytter

    uau adorei suA resposta]

  22. jennyfer kamyly

    muito interesante

  23. alana rabelo

    adorei ,obrigada…

  24. gostei me ajudou muito S2 £3

  25. bom amanhã tenho prova de historia acho que vai ajudar bastante.

  26. ana lindaaaa

    nao me ajudou muito mas obrigada

  27. valeu pela resposta

  28. mirian rosa

    achei ótimo!!!!!!!!!! muito obrigada.

  29. ja Achei o trabalho da minha irmã..

  30. encotrei tudo k precizava. muito obrigda

  31. Muito bom gostei muito fiz o meu trabalho

  32. raphaelfernandesss

    obrigado adorei

  33. raphaelfernandesss

    vc foi muito útil

  34. Me ajudou a fazer o meu dever de casa mas n sei se tá serto mais do mesmo jeito,obrigada!

  35. Muito bom esse texto. Me ajudou muito tanto com as imagens quanto ao texto.

  36. Ajudou muito no meu trabalho 😁😁😄

  37. Dara silva de alencar

    eu adorei . so pra me indentificar melhor eu so tenho 11 anos de idade isso me ajudou a inter melhor sobre as fontes historicas espero voltar sempre.para terminar estou no 6 ano e sou de teresina e muito obrigada. me desculpe eu nao sei escrever comentario muito bem

    • Dara silva de alencar

      eu adorei . so pra me indentificar melhor eu so tenho 11 anos de idade isso me ajudou a intenter melhor sobre as fontes historicas espero voltar sempre.para terminar estou no 6 ano e sou de teresina e muito obrigada. me desculpe eu nao sei escrever comentario muito bem

  38. Nossa, adorei! Achei o que eu precisava, estou livre da bronca e do castigo que minha professora ia dá amanhã(23/02/2015).

  39. entendi mais eu queria saber o nome das fontes historicas

  40. Muito legal ! 👍

  41. faltou fonte oral .

  42. domingos agustinho xavier

    ovtras fontes históricas

  43. Eunice Ernesto

    gostei da página tive uma boa aula aki

  44. Ótima explicação.

  45. Giovanna Barbosa Félix

    Mt Bom!! 😉

  46. gostei muito mesmo vou voltar sempre neste site

  47. e muito bom sabe que ainda existe pessoas que se interessao por historia
    super legal isso
    #hitorialegal!!!

  48. Nossa , adorei o SITE q continue assim eu não tava entendendo nos outros SITES mais nesse aqui , esclareceu muito mais as minhas ideias , tava pesquisando pro trabalho de historia que eu to fazendo agora de tarde , e esse site me ajudou muito , muito obg mesmo adorei o SITE e que CONTINUE ASSIM !!!

  49. bonita informacao e rico site para estudo.continuem nos actualizando

  50. Letícia larissa

    MT obrigada pela ajuda mais eu preciso de todas as fontes históricas….. Alguém pode me ajudar..

Deixe um comentário