Quem produz conhecimento histórico? O trabalho do historiador.


O papel do  historiador é investigar o passado, para que as pessoas do presente possam saber como viviam, pensavam, sentiam, desejavam, as pessoas de outras épocas.

O historiador pode pesquisar o passado mais remoto ou o passado mais recente. Para realizar seu trabalho ele precisa de documentos históricos – que também chamamos de fontes históricas.

Heródoto – o “Pai da História”

Esta imagem é de Heródoto, considerado o “Pai da História”. Ele nasceu no século V aC (485?–420 a.C.) em Halicarnasso (hoje Bodrum, na Turquia). Ele foi  o autor da história da invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.C., conhecida simplesmente como As histórias de Heródoto. Esta obra foi reconhecida como uma nova forma de literatura pouco depois de ser publicada.

Antes de Heródoto, tinham existido crónicasépicos, e também estes haviam preservado o conhecimento do passado. Mas Heródoto foi o primeiro não só a gravar o passado mas também a considerá-lo um problema filosófico ou um projeto de pesquisa que podia revelar conhecimento do comportamento humano. A sua criação deu-lhe o título de “pai da história” e a palavra que utilizou para o conseguir, historie, que previamente tinha significado simplesmente “pesquisa”, tomou a conotação atual de “história”.

Fonte: wikipedia

Sobre Blog de História para o 6º ano

Este é um blog com conteúdo didático do 6º ano de História, elaborado pela professora Renata Telha.

Publicado em 23/02/2011, em Para que estudar história? e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 11 Comentários.

  1. algumas resposta estao boas mas eu nao consigo achar as respostas que eu quero.tabom assim.

  2. me falam como o vistoriador produz o conhecimento historico

  3. maria eduarda

    obrigada me ajudou muito minhas pesquisas vou fazer so aqui

  4. maria eduarda

    obrigada me ajudou muito, minhas pesquisas vou fazer so aqui

  5. Suzan Bani

    Eu aaaamoo historia.Fico o dia td estudando.show!

  6. Suzan Bani

    Eric Hobsbawm melhor historiador do mundo tooodo!

Deixe um comentário

