Sugestão de atividade: Fontes Históricas


Público-alvo: 6º ano

Depois de apresentar a parte teórica sobre como o/a historiador/a trabalha e a importância das “fontes históricas” para a construção da narrativa histórica, solicitei aos alunos que tentassem descobrir o item mais antigo de sua casa e que, achando, levassem para a aula para que pudéssemos analisar. Eu fiz o mesmo e levei os mais antigos que encontrei. Com os objetos em aula, os alunos apresentaram um pouco da história de cada item e a relação com sua família. Após as apresentações, chamei os alunos por grupos para que manuseassem e observassem cada objeto. Depois que todos os grupos o fizeram, conversamos sobre as características de cada um e classificamos por “tipos de fontes históricas”: escrita ou não-escrita, iconográfica, audiovisual, material.

Anúncios

Sobre Blog de História para o 6º ano

Este é um blog com conteúdo didático do 6º ano de História, elaborado pela professora Renata.

Publicado em 22/03/2018, em Ensino de história na prática - atividades e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: