Exemplos de etnocentrismo


 Nós já vimos que o termo etnocentrismo é usado para denominar o comportamento em que um  determinado grupo usa seus valores culturais como medida no julgamento do comportamento dos outros. Ou seja, cada um age de acordo com o padrão cultural estabelecido no seu meio e consequentemente o que estiver diferente desse padrão é errado.

A atitude etnocêntrica tende a considerar que apenas o seu modo de ser, viver e pensar são corretos e ideais. Este estranhamento em relação a outras culturas torna-se preconceituosa quando se considera um modo de vida superior a outro.

Quer  exemplos? Vamos lá!

067ccda49630c2e4ccc18ecb010dfa63

 

 Quantas vezes você já viu alguém rindo do sotaque de um vendedor oriental quando foi comprar alguma coisa nas pastelarias ? Você já ouviu alguém chamá-los de “japas”, “chinas” ou “xinglings”? Você sabia quo vendedor bem poderia se chinês, japonês ou coreano e há muitas diferenças entre eles?! Inclusive, chineses e japoneses foram inimigos históricos?!  Pois bem, essa atitude de inferiorizar o outro a ponto, inclusive, de nem se preocupar em saber qual é o seu país de origem chama-se etnocentrismo.

 imagesA0UY34LR

O funk despontou no Rio de Janeiro na década de 1990 e já passou  por diversas fases. Já criou estilos de danças e faz parte da cultura carioca. Mas durante muito tempo o funk não era considerado cultura, por ser proveniente das comunidades pobres da cidade e por suas letras que, além de cantadas com português coloquial e palavras de baixo calão, contam o dia a dia e interesses das periferias. Ainda hoje há quem que funk não é cultura. Mas sabemos que essa atitude de julgar os outros com nossos próprios valores é etnocentrismo.

untitled

Olhou para essa imagem e ficou com fome, né?! Quem não gosta de um churrasco? A carne bovina, ao lado da carde do frango, faz parte da alimentação da maior parte dos brasileiros. E para muitos de nós (eu me incluo nisso) é impensável abrir mão da carne bovina. Pois bem, saiba que isso não é regra para todos!

untitled

Na Índia, a vaca é um animal sagrado na religião , praticada na Índia, por exemplo. E, por isso, seu consumo é proibido. Na realidade, há pessoas que aproveitam até as fezes do animal para que nada se perca.

Como podemos observar,  infelizmente, ainda estão presentes a intolerância e preconceito cultural, religioso, étnico e político dentro e fora do nosso país, devido à atitudes etnocêntricas.

Anúncios

Sobre Blog de História para o 6º ano

Este é um blog com conteúdo didático do 6º ano de História, elaborado pela professora Renata Telha.

Publicado em 20/03/2015, em O que é cultura?, Vídeos e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: