As unidades de medida de tempo!


Desde os tempos mais antigos, os seres humanos percebiam a passagem do tempo observando a natureza. Percebiam, por exemplo, que depois do dia vinha a noite; que os animais e as plantas nasciam, cresciam, reproduziam-se e morria; que havia épocas de chuvas e épocas de secas.

Foi para organizar as tarefas do dia a dia que os seres humanos criaram unidades de medida de tempo, como hora, dia, mês, ano, década, século, milênio. Para os historiadores, o tempo é um dado muito importante e organizar os diversos acontecimentos da humanidade é um dos principais desafios do historiador.

Então, observando os fenômenos da natureza e os astros celestes, camponeses, artesãos e principalmente astrônomos aprenderam a calcular a duração dos dias e das noites, a mudança das estações e a chegada de um novo ano. Com essas observações, criaram os primeiros instrumentos para calcular as horas (como os relógios) e a sucessão dos dias, meses e anos (como os calendários).

Em diferentes épocas, povos definiram divisões do tempo e algumas permaneceram até hoje. Alguns calendário foram adotados por diversos povos e outros foram impostos a povos dominados, por exemplo, o calendário gregoriano, o calendário muçulmano, etc.

Fonte: Projeto Araribá – 6ºano. Editora Moderna

Veja mais em:

Anúncios

Sobre Blog de História para o 6º ano

Este é um blog com conteúdo didático do 6º ano de História, elaborado pela professora Renata Telha.

Publicado em 16/05/2013, em O tempo e a História e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Lais Muniz

    Eu queria perguntar uma coisinha só! Porque para organizar as tarefas do dia a dia, os seres humanos criaramn unidades de medida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: