O que são fósseis? (2)


E aí, pessoal?! Vamos relembrar, neste post, o que são fósseis e sua importância para conhecermos a história natural do planeta em que vivemos e a história da evolução humana.

Através dos fósseis de plantas e animais, podemos identificar fomas de vida que habitaram o planeta em épocas bem remotas. E, com os fósseis humanos podemos aprender como viviam, do que se alimentavam há milhares de anos passados.

Para continuarmos, é muito importante que você saiba (ou lembre) o que são os fósseis!

Os fósseis são registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo, são restos de animais e plantas que se conservaram de maneira natural ao longo de milhões ou até bilhões de anos. Eles são conservados em sedimentos minerais, principalmente a sílica; o processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física.

Você sabia que no Brasil há muitos sítios arqueológicos onde é possível encontrar fósseis, inclusive, de mais de 200 milhões de anos? Isso mesmo!!!!  Nos vídeos, abaixo, há informações bem legais de fósseis encontrados recentemente. Um deles, trata do Tecodonte, encontrado depois de uma enchente no Rio Grande do Sul.

Tecodonte é um termo, já considerado obsoleto, originalmente usado para descrever uma gama diversa de arcossaurosrépteis que apareceram pela primeira vez noPermiano e floresceram até ao fim do período Triássico. O grupo inclui os ancestrais dos dinossauros (incluindo aves), pterossauros e crocodilianos, bem como uma série de outras formas extintas.

Fonte: Wikipédia

Anúncios

Sobre Blog de História para o 6º ano

Este é um blog com conteúdo didático do 6º ano de História, elaborado pela professora Renata Telha.

Publicado em 28/08/2012, em Paleontologia, Pré-História, Vídeos e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. a maior cobra que eu ja vi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: