Arqueólogos encontram arma de caça de 10 mil anos nos Estados Unidos


Artefato de madeira foi encontrado perto do parque Yellowstone.
Degelo na região das Montanhas Rochosas permite descoberta.

O arqueólogo Craig Lee com o artefato de 10 mil atrás

Craig Lee com o artefato de 10 mil atrás (Foto: Casey A. Cass / University of Colorado)

O arqueólogo Craig Lee, da Universidade de Colorado, descobriu uma arma de caça de 10 mil anos atrás, após o degelo de um terreno nas Montanhas Rochosas, próximo ao parque nacional Yellowstone, nos Estados Unidos.

Feito de madeira, o artefato foi descoberto no final de junho e é uma espécie de dardo utilizado por povos primitivos da América do Norte junto a uma ferramenta conhecida como atlatl. O dardo ainda tinha marcas do humano que o utilizou pela última vez, de acordo com o cientista.

Segundo Lee, o degelo na região é discreto quando comparado a glaciares, o que levou os pesquisadores a não prestarem atenção no potencial do local para revelar material conservado ao longo de milênios.

“Quando um caçador perdia um dardo como esse, deveria esperar a neve e o gelo baixar para reencontrá-lo, mas as vezes essa chance só aparece depois de muitos anos”, explica o arqueólogo.

Há dez anos, Craig Lee desenvolve um mapa para identificar glaciares e outros pontos de degelo com chances de mostrar novas ferramentas e armas usados pelos primeiros habitantes do noroeste norte-americano.

Cerca de 10% da superfície terrestre é coberto com neve eterna, glaciares e campos de gelo. O trabalho dos arqueólogos para recuperar roupas, instrumentos de madeira e outros materiais orgânicos é fundamental na descoberta dos costumes das pessoas que erravam pela região há milênios.

Caso os pesquisadores demorem a encontrá-los, os materiais ficam expostos à ação de ventos e chuvas e podem ser destruídos rapidamente.

Fonte: G1, de  09/07/2010 15h53 – Atualizado em 09/07/2010 16h52

Anúncios

Sobre Blog de História para o 6º ano

Este é um blog com conteúdo didático do 6º ano de História, elaborado pela professora Renata Telha.

Publicado em 09/07/2010, em Atualidades, Pré-História e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: